Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Bombeiros retomam retirada de embarcação que naufragou no DF

domingo, 29 de maio de 2011

O Corpo de Bombeiros retomou por volta das 7h deste domingo a retirada da embarcação que naufragou no lago Paranoá, em Brasília (DF), no dia 22. Nove pessoas morreram no naufrágio.

Veja imagens das buscas no lago Paranoá
Lancha atinge embarcação que era retirada de lago no DF
Embarcação naufragada no lago Paranoá começa a emergir
Bombeiros tentam içar embarcação que afundou no DF
Última vítima de naufrágio é identificada; começa içamento
Delegado descarta hipótese de colisão no naufrágio

O trabalho sofreu atrasos devido a uma lancha que bateu contra a embarcação na sexta-feira (27) à noite, atingindo dois balões de flutuação que eram usados para movê-la.

Ontem, os balões foram remendados, mas tiveram sua eficácia comprometida. Apesar disso, houve avanços --o barco foi puxado por um reboque e erguido por mais dois metros do ponto onde estava.

Hoje, os bombeiros vão fazer uma nova tentativa de inflar os balões atingidos e avaliar como está a capacidade deles. Um tem capacidade para erguer 2.000 kg, e o outro, 6.000 kg.

O plano dos bombeiros era justamente colocar o de 6.000 kg em uma posição estratégica para conseguir levantar o barco. Caso não dê certo, será preciso pensar em novas medidas para conseguir mover a embarcação.

A retirada do barco do fundo do lago é fundamental para as investigações da Polícia Civil, que terá o apoio da Marinha para descobrir as possíveis causas do acidente. A superlotação é uma das hipóteses que estão sendo investigadas para o acidente.


Sérgio Lima-23.mai.11/Folhapress
Equipes fazem buscas por desaparecidos após naufrágio de barco com mais de cem pessoas no lago Paranoá
Equipes fazem buscas por desaparecidos após naufrágio de barco com mais de cem pessoas no lago Paranoá

INVESTIGAÇÃO

O "Imagination" havia partido de um clube e passava por outros recolhendo passageiros para uma festa. Ele enfrentou problemas quando passava próximo da ponte Juscelino Kubitschek. Nove pessoas morreram no naufrágio.

Segundo relato de sobreviventes, o barco virou após uma lancha passar muito perto e provocar ondulações, mas as circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas. O garçom Everaldo Sales da Silva, 43, negou que a lancha tenha provocado ondulações.

"Já ouvimos relatos de colisão, de problema, de explosão, mas isso é prematuro. Só teremos certeza com a perícia", afirmou o delegado titular do 10º DP, Adival Cardoso de Matos, que investiga o caso.

O comandante do barco, Airton da Silva Maciel, era habilitado para a função. Ele e o proprietário da embarcação foram ouvidos pela Polícia Civil e, segundo o delegado, afirmaram que o barco era legalizado.

Passageiros relataram que ninguém usava coletes salva-vidas. O comandante afirmou que começou a distribuir os coletes assim que o problema começou, mas que o barco submergiu muito rápido, o que teria dificultado a distribuição.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/922458-bombeiros-retomam-retirada-de-embarcacao-que-naufragou-no-df.shtml

0 comentários:

Postar um comentário