Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Lulas a bordo do Endeavour ajudarão a entender como bactérias 'boas' se comportam no espaço

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cometário do Blog; Lula no espaço?? Vão sumir planetas....

Plantão | Publicada em 16/05/2011 às 16h49m
O Globo

RIO - Ao ser lançado nesta segunda-feira para sua última missão no espaço, o ônibus espacial Endeavour levou uma carga pouco comum: bebês de lula. Isso não quer dizer que os astronautas estão planejando mudar de cardápio. As lulas, na verdade, vão ajudar os cientistas a entender como as "boas" bactérias se comportam em um ambiente de microgravidade.
Já se sabe que micróbios causadores de doenças crescem mais rápido e se tornam mais virulentos no espaço. Em 2006, amostras de bactérias de Salmonella foram enviadas a bordo de outro ônibus espacial e, quando retornaram à Terra, tinham três vezes mais chances de matarem camundongos infectados por elas do que por amostras de controle que não foram para o espaço. Exemplares de Escherichia coli que também fizeram a viagem também mudaram de comportamento.Leia mais...

- Nossa pergunta é: as bactérias boas viram más? - resumiu Jamie Foster, pesquisadora da Universidade da Flórida e responsável pelo experimento, em entrevista à revista "New Scientist". - Esta é a primeira vez que vamos estudar o comportamento de bactérias benéficas (no espaço).
As lulas são cefalópodes, um grupo de animais relativamente inteligentes que também inclui polvos e outros moluscos, que nunca foram mandados para o espaço. Foster conseguiu incluir na missão do Endeavour exemplares de Euprymna scolopes, uma espécie de lula do Pacífico que carrega bactérias chamadas Vibrio fischeri em seu corpo. Esse micróbios colonizam as jovens lulas logo após elas nascerem e se instalam em seus órgãos internos, gerando uma luz projetada para baixo de forma que a lula não produza uma sombra, tornando mais difícil que sejam vistas por predadores.
Esse é em um caso exemplar de mutualismo, em que dois seres colaboram e se beneficiam de uma relação. Os seres humanos também têm relações similares com micróbios, que ajudam a moldar nossos sistemas imunológico e digestivo, mas milhares de espécies se envolvem conosco ao invés de apenas uma, como no caso das lulas.
- Os humanos são muito mais complexos - lembra Foster.
O experimento da cientista é simples. Lulas recém-nascidas que ainda não encontraram suas parceiras bacteriológicas vão entrar em órbita dentro de tubos de água do mar. Catorze horas depois, um astronauta adicionará as bactérias na água e lhes dará 28 horas para colonizarem as lulas, que então serão mortas e preservadas para estudos na Terra. Foster já tem resultados preliminares de pesquisas realizadas na Terra que simulam a microgravidade e demonstram uma maior dificuldade das lulas em abrigarem as bactérias. Se o experimento no Endeavour mostrar as mesmas consequências, isso pode indicar que a relação dos astronautas com suas próprias bactérias pode ser prejudicada.
- Queremos garantir que nossos astronautas permaneçam saudáveis - explica.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/05/16/lulas-bordo-do-endeavour-ajudarao-entender-como-bacterias-boas-se-comportam-no-espaco-924471578.asp#ixzz1MhTX3J5l
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

0 comentários:

Postar um comentário