Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Mantega descarta novas medidas para desacelerar economia

sábado, 21 de maio de 2011

MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que a economia ficou mais lenta em abril e maio. Após uma reunião com representantes de grandes redes de varejo, Mantega disse que mais ações do governo para esfriar a economia não serão necessárias.
"Acredito que as medidas surtiram efeito e não vamos precisar de outras medidas", afirmou.
Governo reduz previsão de crescimento do PIB de 2011 para 4,5%
Prévia da inflação supera teto da meta, mas preços desaceleram
Arrecadação federal cresce 19% em abril e bate recorde
Atividade econômica cresce 4% no primeiro trimestre, diz BC
Para Mantega, a economia "já caminha para um patamar de mais moderação de crescimento e de crédito".
Sobre a inflação, o ministro disse que o "o pior já passou". E afirma que o recuo nos preços de combustíveis e de alimentos justificam a avaliação.
Ainda assim, relatório bimensal divulgado hoje pelo Ministério do Planejamento elevou a expectativa de inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), para este ano, de 5% para 5,7%.
Segundo o ministro, o Banco Central já previa uma inflação de 5,6% e as expectativas do governo apontam para um aumento do custo de vida de "até 6%".
"Daqui para frente, a inflação vai para baixo. Eu diria que a inflação está controlada", afirmou o ministro.
Desde dezembro o governo anuncia ações para conter o crédito e reduzir o consumo. O objetivo é esfriar a economia e segurar a inflação, que cresce mês a mês.

0 comentários:

Postar um comentário