Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

'Blogueiros progressistas' pedem regulamentação da mídia

segunda-feira, 20 de junho de 2011

19/06/2011 - 17h44

FOLHA DE SÃO PAULO
MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA
Uma carta redigida ao final do "II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas" pede novo marco regulatório dos meios de comunicação (conjunto de leis e diretrizes que regulam o funcionamento do setor) e faz ataques à mídia.
O evento, que acaba neste domingo (19), em Brasília, contou com a presença de cerca de 400 pessoas que apoiaram o governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff.
Lula reúne sindicalistas e intelectuais para debater instituto
Lula defende Dr. Hélio e diz que oposição 'achincalha' PT
Dirceu critica posição do governo sobre Lei da Anistia
"A blogosfera consolidou-se como um espaço fundamental no cenário político brasileiro. É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país", diz trecho da carta aprovada hoje.
Os blogueiros pedem ainda a divulgação imediata do projeto redigido pelo então ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social na gestão Lula). "Para que ele possa ser apreciado e debatido pela sociedade. Defendemos, por exemplo, que esse marco regulatório contemple o fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação no Brasil."
A abertura do evento, na última sexta-feira (17), contou com a participação de Lula e do ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que adotaram o mesmo tom.
O ex-presidente criticou o papel de "falsos formadores de opinião", e Bernardo disse que os meios de comunicação precisam saber "ouvir críticas".
NOVO MARCO
Lula pediu que Paulo Bernardo coloque em discussão o novo marco regulatório, com debate.
O ministro, por sua vez, disse que a resistência à proposta muitas vezes parte de quem diz ser amante da democracia e confirmou que alterou o projeto que recebeu do ex-ministro.
"Tem novidades. Chegamos à conclusão que temos de colocar questões de telecomunicações porque cada vez mais há convergência", falou anteontem, negando que o governo trabalhe para censurar os meios de comunicação.
Ontem, o ex-ministro José Dirceu participou do evento e falou sobre a necessidade de os blogueiros se unirem contra a grande mídia.
A carta aprovada neste domingo pede ainda a aprovação de um plano nacional de banda larga, a aprovação do marco civil da internet e o fortalecimento do movimento da blogsfera progressista. A redação do texto final do evento deve ser feita amanhã.
Hoje eles aprovaram que o III encontro acontecerá em maio de 2012, na Bahia. O evento deste ano foi patrocinado pela Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Itaipu binacional e governo do Distrito Federal.

0 comentários:

Postar um comentário