Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Bovespa fecha com pior 'tombo' desde fevereiro

terça-feira, 7 de junho de 2011

Folha de São Paulo
 EPAMINONDAS NETO
DE SÃO PAULO
Atualizado às 18h27.
De olho nos indicadores decepcionantes publicados nos EUA na semana passada, o investidor enxergou quase nenhum motivo para retomar às compras no início desta semana. Dessa forma, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) levou um dos seus piores "tombos" diários desde o dia 9 de fevereiro.
Na semana passada, os mercados reagiram com temor à fraca geração de empregos nos EUA (abaixo de 60 mil vagas abertas) constatada pelo Departamento de Trabalho para maio, e publicada na sexta-feira. E no velho continente, permanecem as expectativas sobre o socorro financeiro à Grécia, em meio às especulações rumores sobre hipotética saída desse país da zona do euro.
"Está faltando dinheiro para compra", constata Luiz Gustavo Medina, economista da M2 Investimentos. "[A queda de hoje] não é somente resultado dos números de sexta-feira, mas da semana inteira. O noticiário está realmente negativo", comenta.
Depois de amanhã, o Comitê de Política Monetária anuncia nesta quarta-feira a nova taxa básica de juros do país. Boa parte do setor financeiro projeta um ajuste de 12% ao ano para 12,25%. "O governo não tem muito o que fazer: subir 0,50 ponto está fora de questão. E é melhor nem pensar no ocorreria no mercado caso desse zero de ajuste", comenta.
O índice Ibovespa, que reflete os preços das ações mais negociadas, retrocedeu 1,98% no fechamento, aos 63.067 pontos. O giro financeiro foi de R$ 5,98 bilhões. Nos EUA, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, caiu 0,50%.
A ação preferencial da Petrobras cedeu 2,5%, enquanto a ação da Vale, da mesma categoria, teve queda de 0,92%.
Entre as maiores quedas do dia, as ações da Oi, da JBS, da Brasil Telecom, da Brookfied e da Usiminas amargaram perdas acima na casa dos 4%, somente considerando o grupo dos papéis que compõem o Ibovespa.
O dólar comercial foi cotado por R$ 1,583, em alta de 0,44%.A taxa de risco-país marca 174 pontos, 0,57% acima da pontuação anterior.
O boletim Focus, elaborado pelo Banco Central, apontou que a maioria dos economistas revisou para baixo, pela quinta semana consecutiva, suas projeções para a inflação deste ano: a taxa prevista para o IPCA caiu de 6,23% para 6,22%. Para 2012, a projeção de inflação ficou inalterada em 5,10%.
Em reação às especulações sobre a Grécia, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta segunda-feira que nunca sequer ser admitiu a possibilidade de expulsar o país mediterrâneo do euro.
"Para mim, seria como um crime contra o povo grego, que merece algo melhor", disse ele, citado por agências internacionais.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/926110-bovespa-fecha-com-pior-tombo-desde-fevereiro.shtml

0 comentários:

Postar um comentário