Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Dividido, PT negocia substituto para Luiz Sérgio antes de demissão oficial

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ministro de Relações Institucionais, responsável por articulação política do governo, é humilhado por seu próprio partido e discute hoje com a presidente futuro da pasta

ESTADÃO
09 de junho de 2011 | 23h 00
Christiane Samarco e Denise Madueño, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) ainda está sentado na cadeira de ministro de Relações Institucionais, mas é peça fora do governo. Humilhado com o processo sucessório deflagrado "antes da hora" por seus próprios companheiros de PT na Câmara, o ministro "por enquanto" tem um encontro nesta sexta-feira, 10, com a presidente Dilma Rousseff para decidir o futuro da articulação política do governo.
Veja também:
link
Líder do PT cobra fim de briga por ministério
especialPartido tenta mostrar união na Câmara

Nesta quinta, 9, assessores do Planalto cogitavam os nomes do deputado Pepe Vargas (PT-RS), da ministra da Pesca, Ideli Salvatti (PT-SC), e do líder do governo na Câmara, Candido Vaccarezza (PT-SP), como substitutos de Luiz Sérgio.
Petistas e aliados têm pressa de concluir a formatação do novo esquema de articulação política do governo e negociavam nesta quinta nos bastidores, sem constrangimentos, a substituição de Luiz Sérgio, que deixou claro o desconforto. Mas o PT sabe que a presidente é quem definirá o "timing" da sucessão. A bancada petista da Câmara, que disputa o posto de interlocutor do Planalto em clima de racha interno, passou as últimas horas empenhada em fechar um acordo para indicar o sucessor de Luiz Sérgio.
Ao final do dia, no entanto, não havia sequer a garantia de que um eventual entendimento seria acatado por Dilma. Apesar da expectativa de uma definição ainda nesta sexta ou no fim de semana, o clima no PT é de preocupação.
Um dirigente do partido que acompanha de perto as negociações admite que Luiz Sérgio pode ter de prolongar sua estada no ministério por mais uma semana, até que o Planalto encontre uma solução.
Interlocutores da presidente apontam dois problemas na busca do entendimento. Primeiro, Dilma ainda não está convencida de que a bancada do PT na Câmara consiga encontrar um nome consensual para o posto que pacifique as brigas internas, de modo que não haja risco de o racha interno ser levado ao gabinete presidencial nem de arrastar a crise com nova perspectiva de fogo amigo. Em segundo lugar, a presidente tem dúvidas de que o eventual acerto produzido na Câmara seja útil ao governo.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dividido-pt-negocia-substituto-para-luiz-sergio-antes-de-demissao-oficial,730342,0.htm

0 comentários:

Postar um comentário