Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Falha provoca recall de 11,6 mil passaportes

quarta-feira, 15 de junho de 2011

15/06/2011 - 03h00

FOLHA DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Hoje na Folha A Casa da Moeda produziu 11.601 passaportes com erros nos chips para identificação do cidadão brasileiro em sua chegada a outro país, informa reportagem de Matheus Leitão, publicada na edição desta quarta-feira da Folha.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Veja lista dos passaportes com problema
Os passaportes defeituosos foram feitos de 2 de março a 6 de abril, conforme documentos obtidos pela Folha --no período, foram produzidos 170 mil documentos.
O erro ocorreu porque um programa eletrônico da Casa da Moeda, que passou a fabricar o novo modelo em 10 de janeiro, não repassou para o chip alguns sinais gráficos (veja quadro) dos dados pessoais. Os caracteres estão corretos na parte impressa.
Mas a falha no chip pode gerar inconsistência na leitura dos dados em aeroportos, portos e postos de fronteiras de países que têm leitores para passaportes eletrônicos.
Donos de passaportes defeituosos estão sendo avisados para fazer a troca nos locais onde foram emitidos.

Editoria de Arte/Folhapress

0 comentários:

Postar um comentário