Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Movimento de bombeiros ganha apoio de pescadores; caravanas devem chegar de outros estados

terça-feira, 7 de junho de 2011

Impasse militar

Publicada em 06/06/2011 às 23h55m
Ana Cláudia Costa, Dicler de Mello e Souza, Ludmilla de Lima, Renata Leite e Waleska Borges

RIO - A prisão de 439 bombeiros não esfriou os ânimos da classe, que ainda ganhou o apoio de outra categoria e até de fora do Rio. Já está marcada para domingo uma passeata pela orla de Copacabana. Os bombeiros prometem sair da altura do Copacabana Palace e seguir até o Posto Seis. A ideia é convidar para o ato artistas e outros representantes da sociedade civil simpáticos ao movimento. As reivindicações por melhores salários vão ainda ganhar a Baía de Guanabara. Na quinta-feira, pescadores farão uma "barqueata" para apoiar as reivindicações dos bombeiros.
Segundo o diretor do Sindicato dos Pescadores, Luiz Orlando Cardoso, cerca de 50 barcos das colônias de Jurujuba (Niterói), Copacabana, Urca e Praia das Pedrinhas (São Gonçalo) vão se reunir em frente ao Grupamento Marítimo (G-Mar) de Botafogo para um protesto:
- Abaixo da proteção de Deus, temos os bombeiros, que sempre nos salvam quando estamos em perigo no mar. Apoiamos a causa deles.
Protestos na capital e em cidades do interior
O movimento começa a ganhar apoio também de fora do Rio. O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Sidney da Silva Patrício (PT), anunciou na segunda-feira, para os próximos dias, a chegada ao Rio de caravanas de bombeiros de outros estados. Ele deu a informação em discurso feito em frente à Alerj, onde os manifestantes estão acampados desde domingo.

A segunda-feira foi mais um dia de protestos, em diferentes pontos da capital e do interior. De manhã, um grupo de mulheres e outros parentes dos militares ocupou uma faixa da Avenida Cesário de Melo, em Campo Grande. Na Barra da Tijuca, outro grupo fez uma manifestação na Avenida Ayrton Senna, ocupando duas faixas de rolamento e prejudicando o trânsito. Houve ainda um outro protesto na Avenida Brasil, na altura da Penha. Os manifestantes ocuparam uma das faixas de tráfego.
Em Cabo Frio, cerca de 300 pessoas - entre bombeiros da Região dos Lagos e seus parentes - percorreram a cidade, a maioria de vermelho, para protestar contra o governador Sérgio Cabral e as 439 prisões. Eles carregaram um caixão, simbolizando o aborto sofrido pela mulher de um militar durante o tumulto no Quartel Central. Faixas culpavam Cabral pelo aborto.
Atendimento só para chamados muito urgentes
Meu marido e todos os outros estão numa quadra passando frio e fome. A forma radical com que o Bope tratou os bombeiros é inacreditável. Meu filho de 3 anos está apavorado. Ele não entende o porquê de tratarem heróis daquela forma
Mulheres e outros parentes de bombeiros também se mobilizaram em Angra dos Reis, percorrendo ruas do Centro com faixas e cartazes que cobravam a libertação dos presos. Eles gritaram frases como "soltem os nossos heróis!". Segundo a mulher de um dos presos, Raquel de Oliveira, o descaso com os bombeiros tem sido constante:
- Meu marido e todos os outros estão numa quadra passando frio e fome. A forma radical com que o Bope tratou os bombeiros é inacreditável. Meu filho de 3 anos está apavorado. Ele não entende o porquê de tratarem heróis daquela forma.
Noventa e nove bombeiros dos quartéis de Angra, Paraty e Mangaratiba estão presos.
Bombeiros dos quartéis de Frade, Mambucaba (Angra), Mangaratiba, Itaguaí, Duque de Caxias, São João de Meriti e Saquarema cruzaram os braços, atendendo apenas aos chamados de extrema urgência. Eles dizem que só retomarão todas as atividades com a libertação dos presos. Outras unidades da corporação, como os Grupamentos Marítimos de Copacabana e Botafogo, operam com efetivo reduzido.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/06/06/movimento-de-bombeiros-ganha-apoio-de-pescadores-caravanas-devem-chegar-de-outros-estados-924629619.asp#ixzz1Oa93h4Vt
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

0 comentários:

Postar um comentário