Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

R7 testou: cadeirante leva mais de uma hora para pegar ônibus no Rio

terça-feira, 28 de junho de 2011

Deficiente física leva 20 minutos a mais do que as pessoas sem deficiência para usar metrô

Monique Cardone, do R7 | 28/06/2011 às 05h57
Monique Cardone / R7
vivianemacedo
Viviane mora em Copacabana, na zona sul, e costuma ir três vezes por semana à Tijuca, zona norte


Publicidade

A maioria das pessoas que vivem no Rio de Janeiro demora, em média, de dez a 20 minutos para pegar um ônibus na cidade. Esta, porém, não é a realidade da deficiente física Viviane Macedo, 33 anos. O R7 acompanhou e constatou a dificuldade da cadeirante em usar o transporte público no Rio: uma hora para pegar um ônibus e 20 minutos a mais para usar o metrô.

Viviane mora em Copacabana, na zona sul, e costuma ir três vezes por semana à Tijuca, zona norte. No metrô, as piores dificuldades são a dependência dos guardas para abrir a cancela da roleta e a demora no sistema de elevador da estação da Saens Peña.

Mas é no ponto de ônibus que o desrespeito às leis e aos cadeirantes fica ainda mais evidente. O primeiro coletivo para o qual ela fez sinal passou direto e não parou. No segundo, o elevador estava com defeito. Já no terceiro, o motorista disse que estava adaptado, mas faria um caminho mais longo para chegar ao destino e não a aconselhava a entrar. Na quarta tentativa, após uma hora de espera, ela finalmente conseguiu embarcar.

- Para não passar por todo esse constrangimento, eu prefiro não pegar ônibus e ir tocando a cadeira, mesmo passando pelo meio da rua quando as calçadas não têm rampas ou são esburacadas, do que me estressar desse jeito. É um absurdo.

O destino de Viviane é a Escola Carioca de Dança, que fica na rua Barão de Mesquita, uma das piores vias para a cadeirante. A calçada é estreita e a cada 30 m, aproximadamente, tem um poste que impossibilita a passagem da cadeira de rodas. A única opção dela é disputar o espaço com os carros no asfalto.

Viviane sabe do risco, mas não desanima e chega à escola de dança. É ali que realiza uma das atividades que mais gosta. Ela coloca o sapato, faz um aquecimento com o parceiro e dança. Neste momento, todas as dificuldades desaparecem e dão lugar aos ritmos que pratica: samba, zouk, salsa e bolero.

Com o parceiro Luiz Cláudio Passos, Viviane é tetracampeã nacional em Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. A poliomielite que a fez perder o movimento da perna quando tinha um ano e seis meses, não prejudicou o sonho de se tornar uma dançarina.

Assista ao vídeo:


    0 comentários:

    Postar um comentário