Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Apple e Google se defendem das acusações de uso de informações privadas de clientes

quarta-feira, 11 de maio de 2011


Publicada em 10/05/2011 às 21h08m
O Globo, com agências internacionais
RIO - Apple e Google, as duas principais desenvolvedoras de plataformas para dispositivos móveis como tablets e celulares, se defenderam nesta terça-feira das acusações de uso indiscriminado das informações sobre a localização dos usuários.
- A Apple está profundamente comprometida em proteger a privacidade de seus clientes - defendeu Guy "Bud" Tribble, vice-presidente de tecnologia de software da Apple, em audiência pública com parlamentares americanos.
Os legisladores estão preocupados com relatos de pesquisadores de que as duas empresas estejam coletando informações sobre a localização de seus clientes. As empresas negam.
Segundo Tribble, a empresa do iPhone não "rastreia as informações de seus usuários". Ele afirmou ainda que compartilha das preocupações dos parlamentares sobre o potencial do mau uso dos dados de usuários. A revelação do mês passado, no entanto, é de que os iPhones coletavam dados da localização das pessoas e as guardavam por até um ano - mesmo quando o software de localização estava supostamente desligado.
- Quem tem nossas informações e o que eles estão fazendo com elas? - indagou o senador democrata Al Franken na audiência, convocada pela nova comissão de privacidade, tecnologia e legislação da Casa - Eu tenho sérias dúvidas se esses direitos (de privacidade) estão sendo respeitados.
A Google se defendeu afirmando que o compartilhamento de informações sobre localização na plataforma para celulares Android é estritamente opcional. No entanto, o lobista chefe da empresa, Alan Davidson, disse que não policia de perto os aplicativos criados para a plataforma para garantir que seus desenvolvedores tenham uma política de privacidade. Diferentemente da Apple, a Google usa o modelo de código aberto em seu sistema operacional, o que faz com que a empresa tenha menos controle sobre o que é desenvolvido.
Pressionado, Davidson concordou em discutir a questão com executivos da Google. Tribble, por sua vez, citou a política de privacidade da empresa, que diz que a Apple "pode coletar, usar e compartilhar dados precisos de localização". Nenhum dos dois executivos se comprometeu em mudar suas lojas de aplicativos para requerer provedores de softwares a ter políticas de privacidade claras.
Os senadores acusaram a indústria tecnológica de explorar os dados de localização dos usuários para fins de marketing - um indústria potencialmente multibilionária - sem antes pedir o consentimentos das milhões de pessoas que usam seus softwares. Em ressalva, os parlamentares afirmam que terão cautela ao rascunhar regras de privacidade que podem engessar a inovação tecnológica. As informações pessoais de quem usa dispositivos móveis ajuda empresas a fazer cupons, anúncios e notícias sobre o clima, entre outras coisas, sob medida.
Houve pelo menos quatro projetos de lei sobre privacidade on-line iniciados nesta legislatura do Congresso americano. Eles incluem propostas de que as companhias informem aos consumidores que dados estão sendo coletados, com quem essas informações serão compartilhados e como se proteger disso

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/05/10/apple-google-se-defendem-das-acusacoes-de-uso-de-informacoes-privadas-de-clientes-924430641.asp#ixzz1M2PZ8dUP
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

0 comentários:

Postar um comentário