Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Vídeo de professora criticando educação foi visto por 1,5 milhão

terça-feira, 24 de maio de 2011

O vídeo em que a professora Amanda Gurgel de Freitas critica o sistema público de educação do Rio Grande do Norte já foi assistido mais de 1,5 milhão de vezes no YouTube.

As críticas foram feitas durante uma audiência pública na comissão de educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na semana passada. A fala da professora dura oito minutos e trata de problemas enfrentados pela categoria, como baixo salário, carga horária excessiva e salas superlotadas de alunos.

"Não tem como você ter qualidade em educação com professores trabalhando três horários em sala de aula. Porque é assim que os professores multiplicam os R$ 930. [...] É para poder sobreviver, não é para andar com bolsa de marca nem para usar perfume francês", afirmou.

Com o contracheque em mãos, ela afirma que os R$ 930 que recebe de salário-base não é suficiente nem para pagar a roupa que os deputados estaduais "utilizam para poder frequentar esta Casa". Atualmente, os servidores da rede estadual de educação estão em greve.

A professora também criticou a secretária estadual da Educação, Betânia Ramalho, que participava da audiência pública, e pediu a ela respeito durante as discussões com o sindicato sobre melhorias salariais e das condições de trabalho. Durante o discurso, Amanda disse às autoridades presentes que elas deveriam ficar constrangidas com suas críticas.

Responsável pela audiência pública, o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) afirmou, em sessão plenária, que a professora "se pronunciou de forma brilhante". "O depoimento é de quem conhece diariamente as dificuldades da rede pública de ensino", afirmou.

A reportagem não conseguiu falar com a secretária Betânia Ramalho.

http://www1.folha.uol.com.br/saber/919928-video-de-professora-criticando-educacao-foi-visto-por-15-milhao.shtml

0 comentários:

Postar um comentário