Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Após caso Battisti, Itália suspende projeto com município brasileiro

quinta-feira, 16 de junho de 2011

15/06/2011 - 15h04

FOLHA DE SÃO PAULO
DA ANSA, EM TREVISO
A cidade italiana de San Polo di Piave, na região do Vêneto, suspendeu o projeto de geminação com o município catarinense de Arroio Trinta como forma de protestar contra a libertação do ex-militante Cesare Battisti.
O prefeito Vittorio Andretta afirmou que a decisão foi do Conselho Comunal, que quis dar "um forte sinal" de repúdio ao Brasil, que negou a extradição de Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando era militante.
Para Andretta, "a geminação contrasta com o caso Battisti". Mas o italiano também destaca que a suspensão pode ser retirada, uma vez que, de acordo com ele, o próprio prefeito de Arroio Trinta, Claudio Spricigo, enviou-lhe uma carta dizendo ser contrário à decisão do Brasil de não extraditar o ex-militante.
Nos últimos dias, a imprensa italiana apontou uma série de semelhanças entre os dois municípios. Uma delas é o fato de Claudio Spricigo ter um avô originário de San Polo.
Na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) validou a decisão tomada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu último dia de governo de não extraditar o italiano.
O plenário do Supremo também determinou a libertação de Battisti, que estava em prisão preventiva.
Preso no Brasil em 2007, ele recebeu o status de refugiado político dois anos depois pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro.

0 comentários:

Postar um comentário