Pensamento do dia:

"Quem não te procura, não sente sua falta. Quem não sente sua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção."

Pesquisadores encontram canhão naufragado de 1595 em SC

sábado, 25 de junho de 2011

24/06/2011 - 22h55

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Pesquisadores de Santa Catarina localizaram restos de um naufrágio que pode ser o mais antigo das Américas já identificado.

Na quinta-feira (23), mergulhadores retiraram do mar em Florianópolis uma peça de 700 quilos que estava no navio afundado. Nela, há um brasão espanhol dos reinos de Leão e Castela.

Pelos detalhes da peça, a equipe da pesquisa acredita que ela seja da época em que Portugal e Espanha estavam unidos sob o domínio de um só rei, a partir de 1580.

Em um canhão de bronze, que ainda está no fundo do mar, aparece a inscrição 1565 --relativa ao ano de fabricação do artefato.

A equipe da ONG Barra Sul, responsável pela pesquisa, afirma que os detalhes já levantados se encaixam com os de um navio espanhol que naufragou nas proximidades de Florianópolis em 1583, segundo documentos da época.

"Há fortes indícios de que seja esse naufrágio", diz Bruno Germer, um dos integrantes do projeto.

Outros objetos do navio afundado também devem ser retirados do local, como restos de cerâmica e projéteis.

O sul da ilha onde fica a capital de Santa Catarina era um ponto de apoio para navios que iam ao extremo sul do continente. Hoje, é um dos principais locais de estudo de naufrágios do país.

A peça retirada do mar será restaurada no laboratório de uma universidade do Estado. A ONG planeja criar um museu sobre os naufrágios naquela região.

0 comentários:

Postar um comentário